Indústria de molhos Ekma aposta na regionalização das vendas para manter crescimento acima dos 30%

Compartilhe esta notícia:

A empresa reestrutura seu time de vendas para expandir para outras praças com o reaquecimento do setor de food service.

Comemorando o crescimento de 34% no faturamento de 2022 em relação a ano anterior, superando em 2 pontos percentuais a projeção inicial, a Ekma, uma das marcas líderes do segmento de atomatados e molhos condimentados para food service, se prepara para alçar um voo mais alto em 2023. A empresa está concluindo o processo de modernização da sua fábrica para ampliar a capacidade de produção e está reestruturando o seu time de vendas para atender a novas praças do mercado nacional.

De acordo com Dauto José Azarite Junior, diretor comercial da Ekma, a retomada do setor de alimentação fora do lar após a pandemia, com a volta do trabalho presencial e híbrido, vem trazendo impactos acima das expectativas nos negócios. “Tivemos um crescimento de 43% nas vendas dos atomatados, carro-chefe da empresa responsável por 35% da receita. E, com a consolidação do delivery, registramos um aumento de 53% na demanda da linha de molhos em sachês (mostarda, ketchup, shoyu, agridoce e para salada) em relação ao ano passado”, confirma.

E o reaquecimento do setor de food service, com abertura de novos estabelecimentos, também deverá trazer novas oportunidades de negócios em 2023 para Ekma, que projeta um crescimento ainda maior. A meta inicial da empresa é aumentar em 36% o faturamento em relação a 2022. “Acreditamos que o crescimento seja mais uniforme em todos os produtos e não apenas em uma categoria”, afirma Dauto Junior.

Para conquistar novos mercados, a Ekma está reestruturando a sua equipe de vendas, que passará a ter uma atuação mais regionalizada. Além de ampliar cada vez mais a presença nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Mato Grosso do Sul, seus principais mercados, a empresa se prepara para ingressar em outras localidades. Entre os mercados-alvo da Ekma estão Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. “Além disso, os nossos atuais clientes atacadistas têm previsão de abertura de novas lojas em praticamente todo o país, e estamos prontos para acompanhá-los”, diz o executivo.

De olho no aumento da demanda com a expansão, a Ekma investiu ao longo do ano na modernização da sua fábrica em Taquaritinga, interior de São Paulo, para aumentar a capacidade de processamento de tomate, que passou de 8,6 mil toneladas para 14,8 mil toneladas. A linha de produção ainda ganhou um novo equipamento de envase para linha de sachês e deve contar com mais um maquinário para melhorar a qualidade e a produção de mostarda.

DCIM100MEDIADJI_0051.JPG

O portfólio de produtos Ekma, que atualmente conta com mais de 40 itens entre molhos de tomate refogado e pronto, para pizza, hot dog, molhos para lanches, molho madeira, para salada e oriental, será reforçado com mais um lançamento: uma linha de coberturas doces para forneáveis (pizzas, pães, tortas, entre outros), para alimentar a criatividade e agilizar o trabalho dos chefs e restaurantes.

Sobre a Ekma

No mercado desde 1972, a marca se consagrou como líder de vendas do segmento de molhos e condimentos para food service. Seu portfólio abrange molhos para lanche e condimentados, para salada em sachê, orientais, maionese, além de atomatados, como extrato de tomate, tomate triturado, molho refogado e para pizza, que são distribuídos em todo território nacional, principalmente nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. A fábrica, localizada em Taquaritinga, no interior de São Paulo, ocupa uma área de 30 mil metros quadrados, sendo cinco mil de área construída, e gera quase 900 empregos diretos e indiretos. São processadas na planta fabril, cerca de três mil toneladas de produtos por mês. Saiba mais sobre a empresa no site da empresa.

Compartilhe esta notícia: